ViaMobilidade planeja assumir a operação de todas as linhas de trem da CPTM

A ViaMobilidade, empresa do ramo de transportes de pessoas pertencente ao Grupo CCR tem a projeção/intenção de assumir em breve as operações de todas as linhas atualmente gerenciadas pelo Governo do Estado de São Paulo via CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Em uma apresentação divulgada em 27 de fevereiro de 2023 direcionada para os acionistas, foi apresentado um cenário futuro a curto prazo da possibilidade de investimentos no setor de transportes, onde a CCR realizará propostas para arrematar os leilões que venham a acontecer.

Neste setor estão projetadas algumas rodovias  em diferentes estados do país, mas em São Paulo apenas o RodoAnel trecho Norte. Entretanto no setor ferroviário é o ponto de destaque.

No documento as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade entrarão ainda na atual gestão de Tarcísio de Freitas no radar para o repasse à iniciativa privada através de concessões, sendo que a primeira delas será a Linha 7-Rubi no mês de março.

Além disso, o Trem Intercidades para Campinas e o Trem Intercidades para a cidade de Santos são as outras linhas de trem que devem, caso saírem do papel, vir a leilão e que contará com o Grupo CCR como um dos interessados.

Essa projeção define que em 2023 o Trem Intercidades e a linha 7 sejam leiloados, seguidos pelas linhas 11, 12 e 13 no próximo ano e em 2025, a linha 10-Turquesa e o trem para Santos, o que terminaria de uma vez com a CPTM.


A princípio as cinco linhas devem demandar um investimento de pelo menos  R$ 14 bilhões de reais, mas o valor deve aumentar, uma vez que o documento apresentado não tem o valor estimado dos investimentos na linha 10 e o Trem Intercidades para Santos.

Atualmente a ViaMobilidade opera a linha 5 de metrô, e na ferrovia as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, em um contrato de 30 anos que se iniciou em 27 de janeiro do ano passado.

Vimos no Diário dos Trilhos

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole