Uso de máscara deixa de ser obrigatório em trens, Metrô e ônibus de São Paulo a partir desta sexta 3 de março

Anúncio foi feito pelo governo nesta quinta (2), após reunião do conselho estadual de saúde. Obrigatoriedade tinha sido retomada em novembro de 2022, após a alta de casos de Covid-19. Prefeitura de SP informou que irá seguir as orientações do estado.

O governo de São Paulo decidiu nesta quinta-feira (2) retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção no transporte público do estado. A medida entrará em vigor a partir desta sexta-feira (3), quando será publicado novo decreto no Diário Oficial.

A obrigatoriedade tinha sido retomada em novembro de 2022, após alta de casos de Covid no país.

Na manhã desta quinta (2), o Comitê Executivo do estado se reuniu para discutir a liberação após o fim da obrigatoriedade em aeroportos e aviões determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na quarta (1°).

A Prefeitura da capital informou que seguirá as orientações do governo.

A gestão estadual afirma que a máscara segue obrigatória nos serviços de saúde de todo o estado, seja ele público, privado ou filantrópico.

Além disso, segue sendo especialmente importante o seu uso em transporte público por:

  • Pessoas com mais de 65 anos de idade;
  • Pessoas com alguma imunodeficiência;
  • Pessoas com comorbidades;
  • Pessoas com sintomas respiratórios.

Em nota, o governo afirmou que monitora a evolução da pandemia diariamente com base nos indicadores de casos e internações e, que, até o momento, os dados não sugerem aumento significativo e que coloque em risco o sistema de saúde público do estado.

“Nós reconhecemos a importância das máscaras e a sua eficácia, principalmente na transmissão de doenças respiratórias. Entretanto, diante dos dados apresentados pelo Comitê, é seguro neste momento a retirada do equipamento sem prejudicar os serviços de saúde”, afirmou o secretário de estado da Saúde, Eleuses Paiva.

Vimos no G1

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole