ViaMobilidade diminui em até 75% velocidade de trens ao trocar de via após descarrilamento

Após o descarrilamento de um trem na ViaMobilidade neste último final de semana, a concessionária emitiu nesta segunda-feira, 20 de março de 2023, uma nova diretriz direcionada aos seus operadores sobre o processo de troca de vias com um trem, segundo os próprios funcionários.

As instruções da ViaMobilidade colocam como velocidade máxima no processo de troca de uma via para outra de até 25 km/h, mas em alguns casos ou pontos de passagem, essa velocidade pode chegar a 10 km/h. Antes a velocidade permitida era de 40 km/h.

Isto representa uma diminuição de até 75% na velocidade liberada para essas operações, o que pode se refletir em determinados casos em um maior tempo de viagem ou espera por um trem, além de apontar uma preocupação por parte da empresa pertencente ao Grupo CCR, de novos descarrilamentos.

Além disso, os trens não poderão ultrapassar 70km/h em viagem nas duas linhas.

Ao diminuir a velocidade, caso um trem venha a sair dos trilhos, o problema será em teoria, menor e de mais simples resolução, causando menos problemas.

O Ministério Público de São Paulo vai apurar esta redução de velocidade na troca de trilhos dentro das investigações sobre os problemas nas linhas 8 e 9.

Relembre:


Um trem da Linha 8-Diamente da ViaMobilidade descarrilou com passageiros na manhã deste sábado (18) entre as estações Sagrado Coração e Itapevi, em São Paulo. A ocorrência provocou maiores intervalos no trecho entre Barueri e Itapevi. De acordo com a Via Mobilidade, não houve feridos.

Os trens foram retirados às 18h35 deste sábado e a operação foi normalizada.

Usuários do transporte relataram que os vagões ficaram parados sem ar-condicionado e filmaram uma passageira que passou mal sendo amparada por outras pessoas.

Passageiros desceram dos vagões e transitaram a pé pelos trilhos em direção à estação após a paralisação.

As imagens também mostram que dois vagões de manutenção vazios se soltaram do trem principal e transitaram sem qualquer tipo de controle na via da Linha 8.

"A segurança do sistema de sinalização foi acionada e, posteriormente, os vagões foram retirados, sem colocar em risco a segurança dos passageiros da via", garantiu a concessionária. 

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole