Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM, Metrô e Via Quatro neste fim de semana (24 e 25 de fevereiro)

Neste fim de semana, 24 e 25 de fevereiro, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas, a Via Quatro interditará a Linha 4-Amarela e o Metrô interditará a Linha 15-Prata. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 4-Amarela (Luz – Butantã)

Domingo: No domingo (25), a Linha 4-Amarela (Butantã - Luz), operada pela concessionária Via Quatro, terá todas as estações fechadas das 4h40 às 14 horas para realização de testes programados nos trens.

Os usuários que habitualmente embarcam nas estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Paulista, Higienópolis-Mackenzie e República serão atendidos por ônibus gratuito do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), os quais farão integração com o sistema metroviário nas linhas 2-Verde (Consolação) e 3-Vermelha (República), respectivamente. Na estação Luz, os usuários serão orientados a utilizar a Linha 1-Azul e realizar as transferências necessárias para chegarem ao destino.

Para se transferirem gratuitamente para a Linha 9-Esmeralda, da CPTM (Pinheiros) para a Linha 2-Verde (Consolação) ou para a Linha 3-Vermelha (República) os usuários receberão senhas, que serão entregues nas áreas pagas dessas três estações e deverão ser apresentadas na estação de transferência de destino. Os usuários não provenientes da CPTM ou do Metrô, que utilizarem gratuitamente os ônibus do PAESE, terão o embarque tarifado nas estações de transferência, tanto no Metrô quanto na estação Pinheiros da CPTM.

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Sábado e domingo: das 20h30 de sábado até a meia-noite de domingo, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio dos trens será de 17 minutos entre Luz e Pirituba e de 34 minutos entre as estações Pirituba e Francisco Morato.

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Jundiaí)

Domingo: devido às obras no trecho entre as estações Perus e Caieiras, o intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre Francisco Morato e Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Domingos de Moraes e Osasco. Das 8h às 22h, também serão executadas obras de modernização das estações Jardim Belval e Jardim Silveira. Das 8h às 22h, o intervalo médio dos trens será de 30 minutos em toda a linha. Nos demais horários, o intervalo será 20 minutos.

Extensão da Linha 8-Diamante (Itapevi-Amador Bueno)

Domingo: das 4h às 16h, a circulação ficará interrompida entre as estações Itapevi e Amador Bueno para a realização de serviços na região da Estação Itapevi. O trajeto será feito por meio de ônibus gratuito.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, os serviços estarão concentrados nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Villa Lobos-Jaguaré. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h à meia-noite, em razão das intervenções no sistema de rede aérea, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. O usuário que desejar prosseguir viagem deve utilizar a Linha 8-Diamante.

Das 8h às 20h, também haverá intervenções nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Jurubatuba. Neste período, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Presidente Altino e Grajaú.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado: das 4h até o fim da operação, o intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha por conta das obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino.

Domingo: das 4h à meia-noite prosseguirão as obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino. Durante todo o horário comercial, também serão executados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Engenheiro Manoel Feio e Itaquaquecetuba. A circulação será feita em dois trechos: de Brás a Engenheiro Manoel Feio e de Engenheiro Manoel Feio a Calmon Viana. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos.

Linha 15-Prata (Vila Prudente – Oratório)

Sábado e Domingo: Para continuidade dos testes do novo sistema de controle dos trens, a Linha 15-Prata do monotrilho (Vila Prudente – Oratório) não terá operação comercial no sábado (24) nem no domingo (25). Nesse período, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE que circularão no trecho entre as estações Oratório e Vila Prudente, no mesmo horário de funcionamento das estações.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas. 

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Para mais informações sobre a operação da rede metroviária, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (tel. 0800 770 7722), que funciona todos os dias, das 5h30 à meia-noite. Já a Central de Atendimento da ViaQuatro (concessionária da Linha 4-Amarela) atende pelo tel. 0800 770 7100, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.

Vimos no Metrô/SP e CPTM
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole