Nova empresa foi fundada na semana passada e registrada na Junta Comercial
O Grupo Comporte, vendedor do leilão para a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens, fundou a nova empresa que será responsável pela operação destas linhas, a Trivia Trens S.A.
A informação foi publicada em primeira mão pelo site MetrôCPTM, nesta quinta-feira (17). Este site teve acesso ao documento de registro da nova concessionária.
O processo de fundação ocorreu no dia 8 de abril e seu registro foi formalizado na Jucesp no dia 14, onde foram constituídas as duas diretorias A e B, formada por três executivos cada uma.
Além disso, foi definido o seu estatuto social, documento que de forma simplificada de expressar, define as regras de funcionamento de uma empresa.
A concessionária Trivia Trens S.A. será a operadora das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens atualmente administradas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Este processo é um dos trâmites que antecedem a assinatura do contrato de concessão entre a nova empresa do Grupo Comporte e o Governo do Estado de São Paulo.
A Concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM
Denominado Lote Alto Tietê, este projeto de concessão trata de transferir para a iniciativa privada em um contrato de 25 anos, as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, incluindo o Expresso Aeroporto.
A estimativa de investimento é na ordem de R$ 14,3 bilhões e o atendimento a pleitos antigos da população como, por exemplo, a ampliação da Linha 11-Coral e a extensão da Linha 13-Jade até Bonsucesso, em Guarulhos, além da construção de oito novas estações, entre elas, Cézar de Souza em Mogi das Cruzes.
Além disso, outras 24 paradas serão reformadas para ter melhorias em acessibilidade e outros itens importantes, mas também será obrigação da concessionária, eliminar as PNs, passagens em nível de rua ou travessia de pedestres com os trilhos, seja construindo viadutos e ou túneis.
A futura operadora deverá contar com uma frota total de 103 trens para atender os três ramais, número superior inclusive ao atual empregado neste trecho, e até o momento conforme os documentos do processo, sem a necessidade inicial da compra de mais trens.
Segundo o Governo de São Paulo, até 2040 a estimativa de passageiros diários será de 1,3 milhão de pessoas. Veja a seguir as melhorias destacadas no projeto:
Linha 11-Coral: O intervalo será reduzido para 3 minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano e para 6 minutos entre Suzano e Cezar de Souza. Além disso, a linha será estendida em 4 km, chegando até a Estação Cezar de Souza, com a ampliação do serviço até a Barra Funda. O ramal ganhará quatro novas estações, outras 14 serão reformadas e três serão reconstruídas. Também serão eliminadas todas as passagens em nível existentes, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas.
Linha 12-Safira: O intervalo entre Brás e Itaquaquecetuba será reduzido de 5 para 3 minutos e 15 segundos, e entre Itaquaquecetuba e Suzano, de 10 para 6,5 minutos. A linha ganhará 2,7 km de novos trilhos, chegando até Suzano, e contará com duas novas estações. Haverá integração com a Linha 13-Jade e com a Linha 2-Verde do Metrô. Além disso, uma estação será reconstruída e outras 12 passarão por reformas.
Linha 13-Jade: O intervalo será reduzido para 10 minutos, e o ramal será ampliado até Bonsucesso, totalizando 15,6 km de novos trilhos. A linha terá seis novas estações, além de três reformadas. O Expresso Aeroporto passará a operar com viagens a cada 30 minutos no horário de vale e 1 hora no horário de pico, incluindo uma nova parada na estação Gabriela Mistral, que permitirá integração com a Linha 2-Verde do Metrô e a Linha 12-Safira.
Vimos no Diário dos Trilhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário