CPTM afasta gerente para apurar denúncia de prestação irregular

Segundo jornal, e-mails indicam ligação com empresas acusadas de cartel.'Se não for comprovada irregularidade, ele retoma as funções', diz CPTM.

 Trens da CPTM (Foto/ Arquivo: Edson Lopes Jr./Divulgação Governo de SP)

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos de São Paulo (CPTM) informou neste domingo (19) que afastou preventivamente seu gerente de engenharia de manutenção Henry Munhoz para apurar denúncia, feita pelo jornal "Folha de S.Paulo", de que ele teria prestado serviços irregulares para empresas acusadas de integrar cartel que atuou no estado.

Segundo reportagem publicada neste domingo, o afastamento de Munhoz aconteceu depois que o jornal questionou a CPTM sobre mensagens eletrônicas descobertas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Indagada pelo G1, a CPTM respondeu que após ter sido procurada pela Folha, decidiu abrir uma sindicância interna para apurar os fatos. Segundo a assessoria de imprensa da companhia, o afastamento foi uma medida preventiva.

"Se não for comprovada irregularidade, ele retoma as funções. Caso seja comprovada, serão tomadas medidas administrativas", informou a assessoria da CPTM por telefone.
Em nota, a CPTM informou: "Assim que tomou conhecimento do fato, a CPTM abriu sindicância para apurar se há irregularidades e afastou o empregado até a conclusão das investigações A Companhia procederá da mesma forma em todos os casos em que houver dúvida ou suspeita de atuação irregular de empregados. Para tanto, aguarda o compartilhamento das informações por parte dos órgãos que investigam o caso".
A nota diz ainda: "Cabe esclarecer que a troca de e-mails ocorreu após a licitação e a contratação da empresa MPE para a substituição dos braços-suporte da timoneria da frota C do Metrô. O pregão eletrônico ocorreu em 28/06/2010 e a contratação da empresa em 29/08/2010. O empregado da CPTM não tinha nenhum poder de decisão ou ordenamento de gastos".

Gerente
O G1 não conseguiu localizar Munhoz para comentar o assunto. A CPTM informou que não possuía contato do gerente.

À "Folha de S.Paulo", Munhoz negou ter cometido irregularidades em suas atividades na estatal. "Na próxima semana, prestarei todos os esclarecimentos na Comissão de Sindicância instaurada na CPTM e comprovarei que não cometi qualquer irregularidade", disse o gerente ao jornal.

De acordo com a "Folha", o documento do Cade mostra indícios de ligações de Munhoz com as empresas denunciadas por participação no cartel de trens que atuou em São Paulo entre 1998 e 2008, em sucessivos governos do PSDB.

O jornal informou que as mensagens são de janeiro de 2011 e foram encontradas numa empresa que está sob acusação. Nelas, Munhoz cita valores sobre prestações de serviços de substituição de peças de uma das frotas.
Segundo a "Folha", os e-mails que mencionam Munhoz foram encontrados pelo Cade em operação de busca e apreensão realizada em julho do ano passado, em meio às apurações iniciais sobre o cartel dos trens.

Cartel
A investigação teve início em maio de 2013 após a multinacional alemã Siemens informar ao Cade sobre a formação do cartel, do qual admitiu ter participado. Em troca, a empresa espera obter redução de penas ao término do caso, segundo o jornal.

O G1 também não conseguiu localizar a Siemens para comentar o assunto neste domingo.

Ainda de acordo com a "Folha", o conluio entre as companhias e o pagamento de propinas a agentes públicos para acobertar as fraudes nas licitações de trens também são alvo de apurações do Ministério Público, da Polícia Federal e da Corregedoria da Administração Estadual.

Fonte: G1
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole